RECUPERADAS 640 MÚSICAS TRADICIONAIS DO LESTE

Um projecto sobre a valorização do património musical recuperou e digitalizou 640 músicas tradicionais do acervo cultural da província angolana da Lunda Norte, bem como criou escolas de música e de instrumentos do folclore local.

Por Domingos Silvano Silva (texto),
Marcos Focosso (foto),
da agência Lusa

Pesquisas desenvolvidas durante dois anos nas aldeias da província pelo musicólogo e compositor espanhol David López Sáez resultaram na recuperação das músicas tradicionais, trabalho que pode ser visto, até 19 de Março, no Centro Cultural Camões, em Luanda.

“Thambwé: Recuperação, Valorização e Divulgação do Património Musical Cokwe” é o nome do projecto desenvolvido naquela província, que deu origem à escola de música tradicional Thambwé e de uma outra de instrumentos da música da região.

A digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo, capital da Lunda Norte, foi um dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na região, no âmbito deste projecto, disse à Lusa David López Sáez, destacando a importância da pesquisa para a cultura angolana.

O espólio do museu é constituído por gravações realizadas em meados do século XX pela extinta Companhia de Diamantes de Angola (Diamang).

“Os objectivos do projecto são a recuperação, a transmissão e divulgação do património musical cokwe. Temos aqui uma exposição que explica tudo. Entre os resultados que alcançámos, temos a destacar a digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo”, disse Sáez.

De acordo com o coordenador do projecto, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões Instituto de Cooperação, de Portugal, num montante de 40 mil euros, as 640 músicas folclóricas recuperadas foram já entregues em formato digital ao Ministério da Cultura e Turismo de Angola.

Likembe, kakholondondo e muyemba são alguns dos instrumentos tradicionais angolanos, vulgarmente conhecidos por quissanje (espécie de idiofones cujo som varia em função do seu formato e é provocado pela sua vibração), expostos até dia 19 na galeria do Camões em Luanda.

Os instrumentos foram produzidos por jovens da aldeia de Cambuaji, que recebem dos adultos/professores formação e capacitação contínua para a preservação e valorização da cultura musical da região.

“A escola é um pilar fundamental, no sentido de que um dos eixos do projecto é a transmissão. Então, a escola é para transmitir conhecimentos da música tradicional cokwe às novas gerações para maior valorização dessa cultura”, justificou David López Sáez.

O espanhol, da região de La Mancha e residente no Dundo há dois anos, disse que foi impulsionado a abraçar o projecto pelo director da Orquestra Angolana Kapossoca, onde é colaborador, e está feliz pelos resultados do projecto, apesar das dificuldades de transporte para as aldeias.

David López Sáez, 41 anos, responsável por toda a pesquisa, destacou o empenho das comunidades, que abraçaram e participaram no projecto, e o resultado positivo alcançado.

Findo o processo, o investigador pede agora às autoridades angolanas que assegurem o seu “bom uso”, apelando a que o material fonográfico, agora na posse do Ministério da Cultura e Turismo, não fique esquecido numa gaveta.

“Espero que façam um bom uso daquilo, quer dizer, seria uma pena que isso ficasse numa gaveta. As canções que eles estão a aprender na escola são as próprias músicas que foram digitalizadas, por isso a ideia [foi] resgatar e transmitir”, insistiu.

Para o musicólogo e compositor espanhol, o projecto deve impulsionar e despertar um maior interesse, sobretudo no seio da juventude, sobre o instrumento quissanje, recordando que este é visível no verso da nota de 1.000 kwanzas (moeda angolana).

A exposição, aberta ao público desde a passada terça-feira, 27 de Fevereiro, retrata igualmente, com fotografias, o percurso do projecto e disponibiliza códigos de QR, permitindo que, através da câmara de um telemóvel, os visitantes possam escutar várias músicas do folclore cokwe.

Artigos Relacionados

One Thought to “RECUPERADAS 640 MÚSICAS TRADICIONAIS DO LESTE”

Leave a Comment